Final da UEFA Champions League 11/12

Posted: sábado, 19 de maio de 2012 by Ricardo Smolarek in Marcadores:
0

Quando o sorteio dos mata-matas da Liga dos Campeões da UEFA foi realizado, muitos já previam uma final entre os dois gigantes espanhóis. Barcelona, atual campeão, e Real Madrid, de fato avançaram como favoritos até a semi, mas acabaram parando diante de dois destemidos rivais.


Desacreditado no início, o Chelsea iniciou uma reação fulminante sob o comando de Roberto di Matteo, eliminou de forma dramática o Napoli nas oitavas e se agigantou contra os catalães, vencendo o primeiro jogo, em casa, por 1 a 0 e segurando brilhantemente o empate no Camp Nou, após sair atrás em 2 a 0 e perder o capitão John Terry, expulso, ainda no primeiro tempo.

Do outro lado, o Bayern de Munique fez percurso mais estável, mas ainda assim registrou uma surpreendente derrota diante do Basel antes de golear por 7 a 0, superar o Olympique de Marselha duas vezes e derrotar o Real em casa. No jogo de volta, em um Santiago Bernabéu lotado, saiu atrás em 2 a 0, diminuiu e acabou levando a melhor nos pênaltis.

É a final da Uefa Champions League, confira a análise dos times que se enfrentam nesse 19 de Maio de olho no mundial interclubes no final do ano.


Chelsea:

Para o Chelsea FC, chegar à final da UEFA Champions League não é própriamente uma experiência nova. Esta será a sua segunda presença nesta fase. Considerado um dos principais favoritos em épocas anteriores, esta temporada, no entanto, a chegada a esta fase contrariou as previsões de muitos, dada a irregularidade de forma patenteada. Tendo convivido de perto com a glória no passado recente, o clube londrino não deixa de estar, no entanto, a um jogo de erguer o famoso troféu pela primeira vez na sua história, depois de deixar o considerado melhor time do mundo, o Barcelona de Lionel Messi, para trás nas semi-finais. Mas, antes de mais, terá de defrontar um adversário que joga uma final histórica em casa.

História da temporada
Tem sido uma temporada complicada em Stamford Bridge. Há muito tempo fora da luta pelo título inglês, o Chelsea demitiu o treinador português André Villas-Boas, após a derrota no primeiro confronto das oitavas-de-final, contra o SSC Napoli. Desde então, os resultados melhoraram sob o comando do treinador-interino, Roberto Di Matteo, e apesar de um início de 2012 pessimista, o Chelsea terminou o campeonato em sexto lugar, bateu o Liverpool FC por 2-1 conquistando a Copa da Inglaterra e tem apenas um jogo de terminar uma época difícil de forma gloriosa, na final da UEFA Champions League.


Bayern:

Quatro vezes campeão europeu de clubes, o Bayern espera tornar-se no primeiro a conquistar o troféu no seu próprio estádio desde que o Inter fez tal feito em San Siro, em 1964/65. O FC Bayern München sonha participar na final da UEFA Champions League de 2011/12 desde o anúncio de que o jogo iria disputar-se em Munique. Com a qualificação para a prova em risco há um ano, o gigante alemão está neste momento apenas a um passo do título histórico em casa.

História da temporada
Após ter levado a melhor sobre o FC Zürich com 3-0 no conjunto dos dois jogos do "play-off", o Bayern mostrou o seu valor ao se classificar facilmente no Grupo A que se apresentava complicado como o grupo da morte, garantindo a classificação ainda a uma rodada do final da fase de grupos. A formação germânica terminou à frente de SSC Napoli, Manchester City FC e Villarreal CF e somou apenas uma derrota nesta fase, no derradeiro encontro, em casa para o City, quando tinha já assegurado o primeiro lugar no grupo. O Bayern esmagou, depois, o FC Basel 1893, nas oitavas-de-final, e o Olympique de Marseille, nas quartas-de-final, antes de levar então a melhor sobre o Real Madrid no desempate por penaltis, nas semi-finais, e assim garantir um lugar na sua final dos sonhos. Embora o Bayern tenha ficado a oito pontos do campeão Borussia Dortmund na Bundesliga e de ter perdido por 5-2 na final da Taça da Alemanha frente aos homens de Jürgen Klopp, tudo lhe será perdoado caso leve a melhor na grande final.

A final parece, então, equilibrada, principalmente se for levado em conta o que ambos fizeram nos campeonatos nacionais – o Bayern foi vice, o Chelsea ficou em sexto. Por outro lado, os comandados de Di Matteo vêm motivados pelo título da Copa da Inglaterra, enquanto os de Jupp Heynckes têm a vantagem de jogar a decisão na Allianz Arena, podendo se tornar o primeiro time da história a vencer a Liga dos Campeões em casa.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...