Como preservar baterias de Notebook
Posted: sábado, 28 de maio de 2011 by Boo! in Marcadores: Tecnologia
0
Olá pessoal, pesquisando na internet, eu achei artigos bem interessantes sobre como aumentar a durabilidade da bateria do seu notebook e também achei a resposta daquela velha e boa pergunta: bateria de notebook vicia? Então aqui vão algumas dicas para você cuidar bem do seu querido filho portátil!
E dependendo do modelo e das configurações de uso, uma bateria de notebook pode durar entre 1h30 a 4h30. Praticamente todas as dicas são válidas também para os celulares, câmeras fotográficas e mp3 players.
Faça um uso variado
A tecnologia atual de Li-ion (íons de lítio) necessita de ciclos alternados para se manter passível de carga por mais tempo. Deixar a bateria sem uso ou com pouco uso, pode desgastá-la ainda mais rápido.
Você pode e deve manter seu notebook ligado na tomada (com bateria), mas descarregue-a pelo menos uma vez por semana, ou sempre que precisar. Não é preciso descarregar totalmente antes de uma nova carga. Aliás, isso nem é recomendável sempre. Quanto mais uso, melhor. Ligar o notebook na tomada sem bateria muitas vezes poder ser uma má idéia, já que vários modelos usam o dispositivo na hora da contenção de picos de energia.
Quanto mais frio, melhor
É verdade que as baterias se desgastam menos quando em temperaturas mais baixas (inclusive pilhas). Use o notebook em locais ventilados, de preferência e longe do sol intenso.
Desligar, não hibernar
Hibernar, fechando a tela, só quando necessário. A bateria continua trabalhando, embora menos, quando hibernado o notebook. Use essa função só quando for precisar voltar ao trabalho em pouco tempo. Senão, salve tudo e desligue.
Verifique o brilho do monitor
Quanto mais iluminação tiver o LCD, mais carga consumida. Geralmente, pressionar a tecla “FN” juntamente com o a tecla onde aparece um sol ou lâmpara com um símbolo negativo, possibilita regular essa função.
Desligue Bluetooth e wireless
Mesmo quanto não estão em uso, elas continuam continuam consumindo energia, a não ser que sejam desativados. A maioria dos modelos tem botões específicos. Quando não, é possível desligar pelo sistema.
Retire CDs e DVDs do drive
Deixar discos dentro do drive sem uso consome um pouco mais de energia. Eles giram quando o sistema inicia, durate operação anti-vírus, quando o gerenciador de arquivos é aberto e etc…
Só o necessário
Feche programas que não estão sendo usados. Mais memória e mais processamento consome mais energia. Se estiver dependendo da bateria, é melhor sumir com as janelas que não estão em uso.
Cuidado com os contatos
Poeira, suor dos dedos, produtos químicos. São veneno para as baterias, principalmente os contatos. Sem contato, não há carga nem descarga. Evite tocar na parte metálica dos dispositivos. Evite quedas e pancadas nas baterias também.
Curiosidades
As baterias da geração anterior (Ni-Cad), suportavam cerca de 1.000 ciclos de carga e recarga antes do desgaste, quase o dobro das baterias de Li-ion. Mas isso só teoricamente, em condições perfeitas de uso. Elas também viciavam e perdiam capacidade muito mais rápido quando guardadas.
Onde jogar minha bateria antiga?
As próprias lojas que vendem equipamentos, como lojas de celulares e equipamentos de informática, devem dar um destino adequado às baterias. Esse lixo é tóxico, e pode contaminar o solo. Se a sua bateria acabou, entregue de volta ao fornecedor. Algumas empresas que não são da área também tem adotado a idéia de dar destino a esse material. O Banco Real, por exemplo, tem coletores de pilhas e baterias à disposição do público.