O Perigo das Drogas - Cocaína
Posted: sábado, 19 de março de 2011 by carol martins in Marcadores: Pense Nisso...Extraída da folha da coca, a cocaína ocasiona danos cerebrais graves e diversos problemas de saúde.
A cocaína é uma droga psicoativa que estimula e vicia, promovendo alterações cerebrais bastante significativas. Pode ser usada via intranasal, intravenosa, pulmonar e em alguns casos mais raros por via oral (chás feitos das folhas de coca).
Devido aos efeitos de euforia e prazer que a cocaína proporciona, as pessoas são seduzidas a utilizá-la para vivenciar sensações de poder, entretanto tais efeitos têm pouca duração. Logo o indivíduo entra em contato com a realidade, aspecto que desperta uma grande ansiedade em poder utilizá-la novamente.
Seus principais efeitos são:
- aceleração dos batimentos cardíacos
- aumento da pressão
- pupilas se dilatam
- consumo de oxigênio aumenta, mas sua captação diminui (juntamente com a arritmia, é um fator que pode causar infartos)
- dores musculares
- náuseas
- calafrios
- desmaios
- atitudes bizarras (chamada pelos usuários de "nóia")
- perda de apetite
- à longo prazo pode comprometer os músculos esqueléticos
- distúrbio dos nervos periféricos (como se insetos tivessem andando pelo corpo)
Apesar dos efeitos de euforia, bem-estar, o uso excessivo pode acabar levando à depressão, pois a pessoa, após o uso prolongado, não consegue alcançar o efeito inicial e passa a usar cada vez mais a droga.
Assim como todas as outras drogas, seu processo de intoxicação é difícil e extremamente doloroso, pois causa insônia, depressão, irritabilidade, e por isso é necessário extremo apoio da família para livrar a pessoa da cocaína.
Para mais informações, consulte:
Droga é uma coisa séria, devemos tomar cuidado, qualquer descuido e estaremos perdidos no mundo delas