Lenda do grunge, Mark Lanegan apresenta projeto solo folk em SP

Posted: sábado, 26 de junho de 2010 by Ricardo Smolarek in Marcadores:
1

Quem ouve Mark Lanegan rindo não imaginaria que a voz ao telefone é a mesma que canta baladas lúgubres em projetos solo ou ao lado da ex-Belle & Sebastian Isobell Campbell. Falando de Los Angeles ao G1, o cantor, que se apresenta em São Paulo nesta quinta-feira (24), conta que o lado bem humorado convive bem com o tom grave da sua música.

“São diferentes facetas do mesmo cara. O mundo não e branco e preto, não somos pessoas bidimensionais. O que é escuridão para uma pessoa pode ser luz para a outra. É só um outro lado meu”, explica.

Ex-vocalista do grupo Screaming Trees, um dos principais nomes do grunge do início dos anos 90 e responsável pelo hit “Nearly lost you”, Lanegan diz não celebrar muito a década das camisas de flanela. “As pessoas me perguntam sobre os anos 90 e às vezes eu não tenho muito o que falar. É que na verdade eu não me importo! (Risos)”.

Revival
Apesar do recente revival de grupos da cena alternativa da época, que trouxe de volta aos palcos grupos como Soundgarden, Pavement e Alice in Chains, o cantor afirma não ter interesse algum em voltar com o Screaming Trees. “É difícil [ocorrer uma reunião]. Eu adoro a música que a gente fez e amo aqueles caras, mas aquilo pertence a um tempo e lugar específicos, e prefiro que permaneça lá”.

Segundo Lanegan, o repertório do show deve ser composto principalmente de músicas de seus discos solo, como “Bubblegum” e “Field songs”, mas também deve incluir faixas de parcerias, como a que mantém com Greg Dulli (ex-Afghan Whigs) no Gutter Twins.

Ele conta que acabou de gravar mais um disco com a escocesa Isobel Campbell. As primeiras parcerias foram registradas em Glasgow, na Grã Bretanha, mas agora a cantora viajou para Los Angeles para se encontrar com Lanegan. “O lugar onde um disco é gravado inevitavelmente acaba entrando no som, mas não sempre de um jeito óbvio, que o ouvinte vai perceber facilmente, mas de uma maneira que quem produziu aquelas músicas vai saber como aconteceu”, explica.

Ambient em casa
Quando está em casa, ele diz não ouvir nada parecido com o folk soturno que produz hoje ou do rock americano dos anos 90. “Minha namorada sempre está colocando músicas de bandas de punk e de hard rock dos anos 70 para a gente ouvir. E eu também gosto muito de ambient eletrônico, artistas como Gas e Stars of the Lid”, revela.

Para ele o segredo da sua longevidade artística é não se importar com o que está vendendo bem no mercado. “Eu simplesmente mantenho a música interessante para mim e colaboro apenas com quem tem ideias que eu aprecio”, afirma com tranquilidade.

Mark Lanegan em São Paulo
Quando: quinta-feira (24), às 22h
Onde: Comitê Club - Rua Augusta, 609
Quanto: R$ 90
Informações: (11) 3237-3068 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3237-3068 end_of_the_skype_highlighting / www.comiteclub.com.br


                                                                           creditos:g1.com

1 comentários:

  1. Maris says:

    eu curto as musics dele, edai hn

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...