Vale a pena conhecer #5 - Brian Jonestown Massacre

Posted: sábado, 18 de dezembro de 2010 by Ricardo Smolarek in Marcadores:
2

Esse é o "Vale a Pena Conhecer" onde irei mostrar bandas que fazem (ou não) sucesso lá fora e no Brasil não são tão conhecidos.
Vou mostrar bandas de países diferentes que vão além do "Inglês" dominante do mainstream, porem, não deixarei de mostrar bandas que cantam em inglês também.

Hojê finalmente chegamos aos United States com a banda de Portland, Brian Jonestown Massacre.

Seria Anton Newcombe o último dinossauro do indie rock noventista? Desde 1990 à frente do Brian Jonestown Massacre como seu vocalista e guitarrista, o californiano vem ao longo desses 20 anos reinventando a banda que fundou. Homenageando tanto no nome do grupo (Brian Jones foi o primeiro e lendário guitarrista dos Rolling Stones, morto sob circunstâncias suspeitas) quanto nos nomes dos álbuns (Their Satanic Majesties Second Request, de 1996, faz outra alusão aos Stones, dessa vez ao álbum Their Satanic Majesties Request; My Bloody Underground, de 2008, cruza duas influências do BJM, My Bloody Valentine e Velvet Underground), a banda já caminhou pelo folk, pela psicodelia, pelo shoegaze e pelo garage rock.

Nessas duas décadas muita gente passou pelo Brian Jonestown Massacre, e o mezzo hippie/mezzo punk Newcombe permanece como o ponto de (des)equilíbrio do grupo. Arruaceiro, bêbado, drogado e extremamente roqueiro, ele - que pelo que consta anda sóbrio e mais calmo agora - é o protagonista do premiado documentário Dig! (de 2003), e agora em 2010 presta um novo ‘tributo' e se reinventa mais uma vez com o disco Who Killed Sgt. Pepper?.

O último trabalho do BJM mostra que a banda continua provocativa e irônica. No que tange à música, o álbum deixa claro que Anton Newcombe e cia. (Matt Hollywood, baixista e co-fundador retornou, e vários convidados estão presentes: da vocalista Unnur Andrea Einarsdottir ao homem-banda Felix Bondareff, aka The Amazing Electronic Talking Cave) apontam novos caminhos à sonoridade letárgica e chapada característica dos discos anteriores. Batidas dançantes se fundem à guitarras distorcidas, e dizer que Who Killed soa como se estivéssemos em 1991 não é exagero.

Se essas mudanças vieram para ficar só o tempo e os próximos álbuns irão dizer. Mas é certo que Newcombe e seu Brian Jonestown Massacre continuarão seguindo à risca a máxima do Sonic Youth: kill your idols!

Ouça alguns sons da banda, se não gostar, ouça de novo, você vai gostar!

Vacuum Boots


If I Love You

2 comentários:

  1. Maris says:

    Bjm é linds demais. todos deveriam ouvir, bjs *-* Ótimo post chuck, :]

  1. Rusthopy says:

    eu estava lendo a historia da banda ainda nao ouvi o som ... mais so pelo desenho ( simpson ) ja ganhou pontos comigo ... vlw manoloo Post ...exe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...