Ilusões de ótica: que bruxaria é essa?
Posted: sábado, 21 de janeiro de 2012 by Ricardo Smolarek in Marcadores: Diversão, FotografiaNão dá pra acreditar 100% no nosso cérebro. Ilusões de ótica são criadas pela forma como o olho forma imagens e percebe cores, mas também se devem a “tilts” do cérebro. Há ainda as brincadeiras geométricas e os truques de perspectiva que enganam nossos olhos e a nossa mente.
Dá uma olhada e algumas que eu achei, mas cuidado, não passe muito tempo fixo em alguma imagem, pode causar enjôo.
1.Mulher giratória:
Pra você essa mulher acima gira em sentido horário ou anti-horário?
O sentido que ela gira depende do seu cérebro, não da imagem acima. Todas as silhuetas são ambíguas, o nosso cérebro é que tenta criar uma terceira dimensão na imagem, causando a sensação de que ela gira para um lado ou para outro.
E sim, é possível fazer com que a mulher gire para outro lado, basta usar o seu poder da mente. Alguns conseguem fazer isso sem tentar muito, outros precisam de mais esforço. Pra mim, ela simplesmente começa a girar pra outro lado sem eu querer.
Não acredite que isso tem a ver com a dominância de um ou outro hemisfério do cérebro, a ilusão não tem nada a ver com isso!
2.Não acredite nas cores:
Acredite: nesta espiral, o “verde” e o “azul” são a mesma cor. O que acontece é que o nosso olho percebe as cores uma em relação às outras. Como as litras são muito fininhas, essa comparação “confunde” o tom de verde.
3.Imagem parada em movimento:
Juramos!! Este não é um gif, é uma imagem em jpeg normal(parada). O que acontece é que as diferenças entre luz e sombra criam mini movimentos involuntários nos olhos, causando a sensação de movimento.
4.Uma cara no café:
Faça um esforço e encontre a cabeça de um cara no meio desses grãos de café. Olhe bem, ele está aí, sim.
Encontrou?
Então agora você nunca mais vai achar que só existem grãos nesta imagem! Isso tem a ver com o chamado aprendizado “one-shot”. Isso significa que, uma vez que você sabe onde está a cabeça, nunca mais você vai achar que ela é um grão de café. Mas até lá… você simplesmente não tem ideia de onde ela está!